segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem 2010

Oi queridos,


mais um ano se passou e o Enem nos mostrando (ainda mais) suas falhas... Já não bastassem as questões sócio-políticas envolvidas e um tanto equivocadas, temos agora também as questões erradas, mau impressas, gabaritos invertidos... 


Viram que a Justiça mandou cancelar? Cabe recurso, mas isso ainda vai custar muuuuito ao Governo Federal. Uma pena. E mais de 2000 estudantes vão refazer as provas. Mais gasto do MEC para elaboração de novas provas, mais fiscais, espaço físico.... Vixe, não quero nem falar disso!


Hoje quero falar um pouco da prova. Alguns de meus etsudantes acharam a prova de Química bem difícil, o que concordo até certo ponto. Muitas das questões trazem conhecimentos muito além dos livros didáticos... Um conhecimento um pouco mais profundo da Química e talvez tenha criado essa impressão.


Vou comentar uma questão por dia aqui. Hoje começo com a questão 65 da prova ROSA!
Vejam o enunciado:




Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3 000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias. 
                        LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).



Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
















A resposta certa é letra B. Tanto o enxofre (S) quanto o íon nitrato (NO3-) são agentes oxidantes e poderão assim, oxidar a matéria orgânica ingerida por esses animais e liberarão praticamente a mesma energia do processo realizado pela molécula de O2.


O enxofre porque pertence à mesma família do oxigênio. E o nitrato, bem, estes os estudantes deveriam saber da sua capacidade oxidante, que é determinada pelo estado de oxidação +5 do nitrogênio, associado aos átomos de oxigênio. Isso é um pouco mais complicado, ainda mais para alunos do 2º ano do Ensino Médio (que acharam a prova difícil!!!).


Bom, é isso! Amanhã deixo outra questão! Espero tê-los ajudado, por que:

A QUÍMICA SÓ ROLA COM CAROL!

Beijos a todos.

Um comentário:

  1. Massa Carol!!!! Quaaase acertei essa questão, vendo aqui agora.. (nem fiz o enem, tava de fiscal)

    Beijos!

    ResponderExcluir