terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Catalisadores

Oi gente, como semana passada dei aula sobre Cinética e falei sobre Catalisadores e resolvi então, escrever um pouquinho sobre isso:

Certamente esse é um nome bastante familiar; mas o que é um Catalisador? 
Durante minhas aulas faço uma analogia beeeem simples: Catalisador é aquele seu amigo gente boa, que lhe apresenta a amiga dele. Vocês ficam e ele também fica, SOZINHO!!!! kkkkk... Ele acelera a reação, torna esta mais fácil de acontecer pois cria um caminho alternativo, tratando de diminuir a energia de ativação da reação.

Brincadeiras à parte, catalisador é uma substância (ou mistura de substâncias) que acelera a velocidade de uma reação, pois cria uma rota alternativa onde a energia de ativação é menor do que a energia de ativação da reação original, e assim o tempo de reação é menor.   Como a energia de ativação é um obstáculo para a ocorrência da reação, fica evidente o principal papel do catalisador: ele facilita a reação porque diminui a energia de ativação.

Clique no link a seguir e veja uma animação de uma Catálise Heterogênea:

Assista ao vídeo da Oxidação da Amônia catalisada pela Platina:



Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o assunto, porque A QUÍMICA SÓ ROLA COM CAROL!

3 comentários:

  1. Prof. Carol.
    Boa noite. Tenho uma dúvida se caso é possível oxidar a amônia usando como catalizador uma tubulação de cobre uma vez que o mesmo é n vezes mais barato quanto a platina.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adler, que bom contar com sua participação.
    Não é possível usar cobre como catalisador pois a amônia acaba oxidando o Cobre e destruindo essa tubulação. Mas essa corrosão só ocorre se usarmos a amônia gasosa e não como solução aquosa.
    Mas a amônia, em solução, é mais difícil de ser oxidada, por conta das propriedades da solução.

    ResponderExcluir
  3. Prof a amonia que é usada na tinta de coloração possui um catalizador ? porque ela é usada nas tintas. Obrigada Roberta

    ResponderExcluir