quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Transformação Isotérmica - Lei de Boyle

Galerinha, 

postei aqui o link de um simulador da Lei de Boyle. Vocês terão oportunidade de visualizar o que acontece macroscopicamente quando variamos o volume de uma seringa e de que forma isso reflete na pressão. Vejam que existem gases diferentes... A pergunta que deixo pra vocês é: O COMPORTAMENTO DOS GASES É IGUAL, ISTO É, AS VARIAÇÕES DE PRESSÃO PROVOCADAS PELA VARIAÇÃO DO VOLUME SÃO IGUAIS PRA TODOS OS GASES?


Deixem as respostas aqui nos comentários mesmo! Vamos tentar criar um fórum sobre este tema. Conto com vocês... Quem sabe posso premiar as melhores publicações?

Espero ajudá-los na compreensão deste fenômeno. É por isso que a Química só rola com Carol!!

17 comentários:

  1. Carol, em relação ao ''Teoria Cinética dos Gases'', o video mostra perfeitamente como tudo ocorre, a partir do momento em que a temperatura é elevada, as partículas se movem cada vez mais rápido, chocando-se mais vezes entre elas mesmas e nas paredes da bola, fazendo a mesma aumentar o seu volume.
    Em relação às Transformações Isotérmicas, ''Simulador da Teoria de Boyle'' , o comportamento dos quatro gases alí presentes, se mostraram exatamente iguais (pelo menos foi o que eu ví), óbvio que comparando, as vezes não obtive total precisão, pois a sensibilidade do meu mouse é alta, porém, a resposta é Sim.

    Beijo,
    Santorino - 2º ~ B

    ResponderExcluir
  2. Sim, é o que está mostrando no simulador...

    ResponderExcluir
  3. Lucas, a resposta é sim, mas seria bom se vc justificasse, não? Pra eu poder escolher quem vai ganhar uns décimos extras seria bom se as respostas fossem mais completas e elaboradas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Flávia 2ºC

    Primeiro tentei com 25ml/cc, obtive resultados iguais com o ar e o oxigênio(29,84mL cada um), os valores do hidrogênio(29,83mL) e do hélio(29,82mL) foram parecidos(próximos) ao valor do ar e oxigênio, a pressão do ar e do oxigênio foram iguais(17,24atm), a do hidrogênio e do hélio foram iguais(17,25atm), foram todas bem próximas. No segundo valor "pressionado" na seringa(15ml/cc) todos atingiram a faixa média de 19, a pressão foi muito parecida também, tendo valores próximos, na perto de 26atm. Minha conclusão foi de que o comportamento fora igual.

    Valores encontrados:

    Ar:
    25
    volume°- 29,84mL
    Pressão°- 17,24atm

    15
    volume¹- 19,76mL
    Pressão¹- 26,04atm

    Oxigênio:
    25
    volume°- 29,84mL
    Pressão°- 17,24atm

    15
    volume¹- 19,81mL
    pressão¹- 25,97atm

    Hidrogênio:
    25
    volume°- 29,83mL
    pressão°- 17,25atm

    15
    volume¹- 19,74mL
    pressão¹- 26,06atm

    Hélio:
    25
    volume°- 29,82mL
    pressão°- 17,25atm

    15
    volume¹- 19,86mL
    pressão¹- 25,91atm

    ResponderExcluir
  5. Sim.Todos os gases tiveram o comportamento esperado,Lei de Boyle,ou seja quando ocorre diminuição do volume há aumento da pressão para eles ficarem isotérmico.

    Daniela Santos.
    2°C

    ResponderExcluir
  6. Sim. Se nós pegarmos o gás hidrogênio e submete-lo a um volume de 8.0 mL percebemos que a pressão será de 64,31. Já com o gás hidrogênio a mesma coisa acontece, ou seja, se o volume for 8,0 mL a pressão será também de 64,31. Isso comprava a Lei de Boyle, na qual se diz que um gás quando submetido a uma temperatura constante e tendo o seu numero de particulas fixo, quanto maior for o espaço menor será a pressão.Provando que a pressão e o volume são inversamentes proporcionais sob temperatura constante. Isso vale para qualquer gás que esteja sob essas condições, por isso o fato dos gases diferentes terem a mesma variação de temperatura e pressão.

    ResponderExcluir
  7. Sim. Se nós pegarmos o gás hidrogênio e submete-lo a um volume de 8.0 mL percebemos que a pressão será de 64,31. Já com o ar a mesma coisa acontece, ou seja, se o volume for 8,0 mL a pressão será também de 64,31. Isso comprava a Lei de Boyle, na qual se diz que um gás quando submetido a uma temperatura constante e tendo o seu numero de particulas fixo, quanto maior for o espaço menor será a pressão.Provando que a pressão e o volume são inversamentes proporcionais sob temperatura constante. Isso vale para qualquer gás que esteja sob essas condições, por isso o fato dos gases diferentes terem a mesma variação de temperatura e pressão.

    ResponderExcluir
  8. A massa dos gases é fixa.A temperatura é constante,o que leva a pressão a ser proporcional ao inverso do volume(grandezas inversamente proporcionais).Todos os gases se comportaram da mesma:quando o volume aumentou, a pressão caiu.
    P.V=K
    Essa relação é conhecida como Lei de Boyle(é uma tranformação isotérmica).
    Hortência de Carvalho 2ºB

    ResponderExcluir
  9. Diga não para as respostas via Google! u.u

    ResponderExcluir
  10. Eu não usei... fui organizada ao ponto de parecer resposta control+c control+v? '¬'

    ResponderExcluir
  11. Flavinha,
    não falei de vc querida... Só estava comentando o post de s_levita! rs
    Fique tranquila!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Com base na teoria da ley de boyle, pode se dizer que numa transformação isotérmica de um gás, um aumento de pressão produz uma diminuição proporcional do volume. O produto pressão(P).Volume(v)são constante. Realizando os teste com o ar obtive no numero 5 um volume(v)de 9,60 e uma pressão (P)de 63,59 com o Oxigênio notei que o volume foi de 9,59 e a pressão de 53,65 e no Hélio um volume de 9,59 e uma pressão de 53,65, portanto pude concluir que os comportamentos são iguais sim para todos os gases ideais !
    Beijos. 2ªA

    ResponderExcluir
  13. As variações de pressão provocadas pela variação do volume são iguais para todos os gases. Como prova da minha afirmação darei o seguinte exemplo tirado do simulador da Lei de Boyle:

    Ar

    Pressão: 14.7
    Volume: 35.0

    Oxigênio

    Pressão: 14.7
    Volume: 35.0


    Como podemos observar através do exemplo o volume de uma massa de gás, à temperatura constante, é inversamente proporcional à força que o comprime (pressão), matematicamente falando essa frase seria expressa na seguinte equação: K=V.P (Em que K é a constante, V é o volume e P a pressão).

    Cariza Amorim
    2º A

    ResponderExcluir
  14. Carol, eu acho que mandei 2 respostas, caso tenha mandado favor aceitar a primeira que mandei.
    Como n tinha visto meu comentário aqui achei q tinha ocorrido um erro quando enviei, e ele n tinha sido postado, mas olhando atentamente a página percebi que os comentários anônimos só são postados após sua aprovação. Obrigada antecipadamente.
    Não precisa aceitar esse comentário.

    Cariza
    2º A

    ResponderExcluir
  15. Bom,fiz a mesma coisa que uma colega ai em cima...
    Simulei o mesmo volume máximo da seringa para todas as substâncias,que é 8 e pude observa a semelhança entre os resultados.Em todos a pressão é 64.31.
    Isso comprova,que os gases comportam-se de forma igual,ao menos ao que pude perceber e pode-se explicar pela lei de Boyle (Transformação Isotérmica),onde pressão e volume são inversamente proporcionais,ou seja,á temperatura constante,caso o espaço (Volume) seja diminuido,a pressão tende a aumentar,já que as particulas estarão se colidindo mais intensamente com as paredes do recipiente.
    Beijos,
    Carine Suely,2º ano A

    ResponderExcluir
  16. O comportamento dos gases, a mesma temperatura, mudando apenas volume e pressão é sim igual.

    Por ser isotérmico, o único modo de aumentar a pressão seria diminuir o volume, empurrando mais o embolo, pois a pressão é o choque das particulas entre elas mesmas e a parede. Tendo menos área, chocam-se e agitam-se mais. Aumentando o espaço, a pressão diminui, por haver menos choques.

    Obs.: Considerando massa fixa e temperatura igual.

    Assim conclui-se que a pressão é inversamente proporcional ao volume, como mostrado no próprio simulador. O resultado/efeito/comportamento é igual, independente do gás escolhido.

    João Cássio Miranda (2º ano E.M. B - Gregor Mendel)

    ResponderExcluir